terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Disciplina> Artes - Professora> Maria de Lourdes Batista


UNIDADE I

1. Introdução ao Ensino da Arte  - Revendo conceitos

1. Desenho livre
Desenhar é a arte de representar alguma coisa por meio de sinais, linhas e pontos.
Desenho livre é aquele que você solta a imaginação, a sua criatividade,  vai desenhando em seguida vislumbra a bonita obra de arte que criou. No desenho livre, os temas nos  inspiram  na criação e no uso de linhas e pontos. 

2.COR-PIGMENTO:  utilizada pelo pintor, manipulando "tintas".

COR-LUZ: utilizada na tela de TV e no monitor do computador.

3. Cores primárias: São as cores puras, que não se fragmentam. – Vermelho, Amarelo, Azul .

* Cores secundarias: combinações que surgem de duas cores primárias:

amarelo + vermelho  =     Laranja /  azul + amarelo  =  Verde /   vermelho + azul  = Violeta
4. Círculo Cromático - O círculo cromático se divide em cores quentes e cores frias.
5. Cores quentes e frias - As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo Entre elas, temos: amarelo, laranja e vermelho. As cores frias são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às arvores: violeta, azul e verde. As cores quentes são consideradas excitantes e as cores frias calmantes.
6. Cores análogas    cores vizinhas no círculo cromático.
7.Cores complementares – cores diametralmente opostas no círculo cromático.

8.Cores Neutras   - Não existe predominância de tonalidades quentes ou frias (cinzas, bege, marrons, preto e branco).  O branco e o preto não são cores, mas nós a  vemos como tal. São opostas.  O branco é luz e a soma de todas as cores. Preto é ausência de luz e aparentemente não é feita de nenhuma cor.   Misturando o branco e o preto em quantidades diferentes conseguirás diferentes tons de cinzento.
Fonte: www.prof2000.pt/users/hjco/Luz_Cor2/index.htm

9.  Simetria  -  O adjetivo simétrico indica equilíbrio, harmonia, ordem,correspondência entre as partes que é sua  principal
característica.          
A forma mais comum de simetria é a bilateral ou real. As formas  são dispostas dos dois lados, um espelhando o outro, em relação ao eixo central. Nosso corpo também é simétrico, encontramos simetria nas  artes, pintura, escultura e  arquitetura. Provocam em nós uma sensação de estabilidade, equilíbrio e harmonia.

10.Composição artística - Compor é situar ordenadamente uma série de elementos e representa-los no papel. Cada elemento dentro do conjunto, com cor, posição etc.. faz parte da harmonia dele, completando a ordem da composição.
"Compor é organizar com sentido de unidade e ordem os diferentes fatores de um conjunto para conseguir o maior efeito de atração, beleza e emoção."
Uma cena desarranjada chegará ao telespectador de maneira confusa. O telespectador não saberá explicar o porquê, mas terá um desvio de sua concentração ao conteúdo, por uma cena que "não convence".

11. Forma e Fundo –  A forma é um elemento fundamental para a composição de uma obra de arte. Ela pode ser bidimensional, quando apresenta apenas duas dimensões: comprimento e largura;é plana como uma folha de papel.Uma forma tridimensional apresenta, além do comprimento e largura,a profundidade. 

12.Arte Gráfica é o conjunto de representar caligrafia, figura, fotografia, gravura, pôster, tipografia ou qualquer outra técnica de impressão.

13. As cores dos pigmentos -  O pigmento é um material colorido que pode ser encontrado na natureza ou ser produzido artificialmente. Ex. pigmento : dá cor a tudo o que é  material


Arte -  Linguagem visual 

14.Matizes ou nuances são as diferentes tonalidades de uma mesma cor. As cores mescladas com branco  tendem a clarear, e as com preto, escurecer. Uma cor possui infinitas nuances.

15.MONOCROMIA -     Uma pintura que emprega vários tons de uma mesma cor recebe o nome de monocromia: a arte feita com uma única cor, com variação de tonalidades. É a harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto a uma única cor primária, secundária ou terciária.  MONO + CROMIA = UMA COR
16.POLICROMIA - É a arte feita com várias cores. É o emprego de várias cores no mesmo trabalho.   POLI + CROMIA = MUITAS CORES
17. CONTRASTE - a harmonia obtida com a oposição de cores complementares.
18.O que é História da Arte?
É uma disciplina que estuda a evolução das expressões artísticas, a constituição e a variação das formas e dos estilos, dos conceitos transmitidos através das obras de arte.



@  Saiba mais e aprofunde seus conhecimentos: www.maravilharte.com.br/
www.educartesamonte.blogspot.com




segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

TEORIA DAS CORES


Distinção das cores. 

Ao falarmos de cores, temos duas linhas de pensamento distintas: a Cor-Luz e a Cor-Pigmento. Falar de cor sem falar de luz é impossível, mesmo se tratando da Cor-Pigmento, pois ela, a luz, é imprescindível para a percepção da cor, seja ela Cor-Luz ou Cor-pigmento. No caso da Cor-Luz ela é a própria cor e no caso da Cor-Pigmento ela, a luz, é que é refletida pelo material, fazendo com que o olho humano perceba esse estímulo como cor.   

  •  Cores primárias:   São as cores puras, que não se fragmentam.  

  • Tom  -  Refere-se a maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Quando se adiciona preto a determinado matiz, este se torna gradualmente mais escuro, e essas gradações são chamadas escalas tonais. Para se obter escalas tonais mais claras acrescenta-se branco. 

  • O Disco Cromático

     O disco cromático não é um instrumento científico de classificação de cores, mas é muito útil no entendimento da teoria das cores. Geralmente usado para estudar as cores-pigmento, o disco cromático pode ser desenvolvido em qualquer material, lembrando-se que cores-luz e cores pigmentos sofrem alterações de acordo com sua própria essência.
                                                                                                                                                                                            

Vinde Espírito Santo,

Vinde Espírito Santo,
Enchei os corações dos Vossos fiéis
E acendei neles o fogo do Vosso amor
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado
E renovareis a face da terra
Oremos: ó Deus que Instruistes os corações dos Vossos fiéis
Com a luz do Espírito Santo,
Fazei que apreciemos retamente todas as coisas
Segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de suas consolações
Por Cristo Senhor nosso, Amém.

Bem Vindos !

Ensino Fundamental
Escola Estadual Dr. Álvaro Brandão
Ano 2011


EIXO TEMÁTICO I: CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM ARTES VISUAIS

Nos dias de hoje, a imagem visual tem uma inserção cada vez maior na vida das pessoas. Imagens nos são apresentadas e reapresentadas a todo momento, num misto de criação e recriação. Nesse contexto, é importante desenvolver a competência de saber ver e analisar imagens, para que se possa, ao produzir uma imagem, fazer com que ela tenha significação tanto para o autor quanto para quem vai vê-la. Nesse sentido, é preciso conhecer a produção artística visual já existente, tanto a internacional quanto a nacional, regional e local, da comunidade, dando-lhe o devido valor.